Lembro-me dos brinquedos que o meu avô inventava com partes de bonecos e objectos que encontrava na praia, junto à Foz do rio Douro. A minha mãe, já com uma vertente mais feminina e maternal, criou e ofereceu-me bonecos únicos, a partir de linhas, lãs e retalhos de tecidos.
Com estes dois liliputianos, nascidos na era do brinquedo descartável, instantâneo e de consumo rápido, não é fácil combater o aspecto irresistível, para não falar da campanha sedutora que envolve estes brinquedos. É um grande desafio conquistar o interesse dos mais pequenos por objectos com pouca cor e resistência limitada. Optar por criar ou recriar novos brinquedos, com a ajuda dos liliputianos pode até ser divertido, se formos ao encontro das suas necessidades e desejos.
Ficam aqui alguns registos fotográficos, reflexo de muitas horas de brincadeiras.
JOGO DAS MINHOCAS
Enfiamentos e cores (F2 e F3); 1 a 4 jogadores.
Material: contas provenientes de uma 'protecção' para o assento do automóvel; tiras de papel autocolante; dado colorido; caneta de acetato, fio e caixa de bombons.
O jogo iniciava com a selecção da cor preferida do F2. A finalização da minhoca era um momento de grande satisfação.
VAMOS À PESCA, MAS CUIDADO COM O TUBARÃO!
Motricidade fina; cores (F2 a F4)
Material: cana com cabo, fio e íman; papel autocolante, argolas metálicas, caneta de acetato e caixa transparente.
ASSALTO AO CASTELO
(F4 e F5)
Material: cartão, fio, x-acto, velcro.
Modelo construído à escala dos bonecos medievais, oferecidos pela avó. Tem a particularidade de ter uma ponte elevadiça e uma passagem secreta do topo da torre até ao piso térreo. As três peças podem ser unidas com velcro, o que confere mais estabilidade ao conjunto.
APRENDER AS HORAS
(F5)
Material: cartão, x-acto, atache, tintas de água
Trabalho em parceria com o F5. Este relógio tem a particularidade de possuir os 60 minutos descriminados, facilitando a contagem de quem está a aprender as horas.
CORRIDA DAS COBRAS
Coordenação de movimento (F3)
Material: embalagem de fruta, fio de nylon, canetas.
Nota: A cobra não pode deixar de tocar o chão, senão o concorrente volta ao ponto de partida.
1 comentário:
É importante mostrar a potencialidade dos materiais bem como desenvolver o espírito criativo de qualquer pessoa.
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