Quando eu era da idade dos liliputianos, acreditava que o nosso cérebro tinha infinitas gavetas onde guardávamos todas as nossas memórias... gavetas fechadas, abertas, empenadas, cheias, vazias... A Terra dos Liliputianos é uma extensão do nosso cérebro, com gavetas sempre disponíveis para recordar.

Seja bem vindo à nossa terra, um caderno de viagens do tamanho das crianças.



sábado, 26 de janeiro de 2008

Em forma de boleia

Parafraseando Brazelton "chuchar no dedo é um padrão saudável de auto-conforto". Convença-se que tal hábito é mais um passo no desenvolvimento do seu filho. Finalmente ele aprendeu a reconfortar-se sozinho, é um passo na conquista da sua independência.

- Fiquei tão contente ao ler isto!! Eu que estava a pensar mudar-lhe o hábito! O melhor é não ter ilusões. Os dentinhos da frente, em forma de v, já mostram que a mudança de atitude tem de chegar:
- Resista ao impulso de lhe tirar o dedo da boca. Ao invés, peça-lhe para mostrar o seu lindo sorriso ou para falar sem o dedo na boca, porque assim não entende o que diz.
- Respeite a forma que o seu filho escolheu para se confortar sozinho.
- Evite comentários negativos que o possam humilhar, do género "És mesmo um bebé!". As críticas poderão fragilizar o seu filho e afectar a sua auto-estima.
- Não dê grande importância ao assunto. Diga-lhe apenas que ele acabará por ser suficientemente crescido para perder esse hábito. Esse encorajamento amistoso pode fazer surgir na criança o desejo de perder o hábito.
- Proponha-lhe actividades que envolvam as duas mãos.
- Não poupe elogios e recompense-o se for bem-sucedido.Se o seu filho é mais crescido, ele próprio terá vontade de deixar de chuchar o dedo e aceitará colaborar:
- Estabeleça amigavelmente um limite temporal.
- Recorra à chamada "terapêutica da lembrança". Por exemplo, proponha-lhe colocar um adesivo colorido em volta do dedo que ele mete na boca de forma a que ele possa lembrar-se que não deve fazê-lo. Ou então acordem um "sinal que só vocês conhecem" e quando o vir chuchar o dedo, estabeleça contacto visual com o seu filho e faça o combinado.
- Explique-lhe que os dentes podem ficar tortos.
Ir ao dentista pode deixar os pais mais descansados e ser um elemento dissuasor para a criança.- Quando o chuchar é contínuo, pode tratar-se de uma manifestação de insegurança, de uma má adaptação ao meio e a diversos medos: do escuro, dos animais, a separar-se dos seus pais, a entrada na escola ou o nascimento de um irmão. Nessa altura, é aconselhável que consulte o seu pediatra. (Susana Nunes - Interna Complementar de Pediatria)

Temos que fazer o TPC. O S1 gosta muito do seu polegar. O F6 já diz que o seu dedo é bom como um bombom!

1 comentário:

Carla disse...

O Pedro chucha para dormir... Será que é grave? Tenho de pesquisar sobre isso na net.

Beijos